quinta-feira, 21 de maio de 2009

Direitos e Garantias Fundamentais





Direitos e Garantias Fundamentais

Todo ser Humano é dotado de Direitos.
O Legislador, a fim de reconhecer aqueles, digamos, mais importantes, essenciais, ao escrever a Constituição Brasileira – Lei Maior do nosso País - , deu especial atenção ao que chamou, de Princípios Fundamentais da Constituição Federal (CF). Eles estão dispostos na nossa CF/88 nos artigos 1° ao 4° e são normas ou regras informadoras de todo o Sistema Jurídico, isto é, os mais importantes valores dentro do Mundo Jurídico. Demonstram a verdadeira finalidade da nossa Constituição e, quando há necessidade, podem ser usados quando a Lei for omissa no que diz respeito a um problema.
Fundamentais são os direitos considerados indispensáveis à pessoa humana, necessários para garantir uma existência digna, livre e de igualdade.

Pode-se dividir os Direitos Fundamentais num grupo de 05 grandes Direitos, aqueles mais importantes, quais sejam:

· Direito à Vida;
· Direito de Igualdade;
· Direito à Liberdade;
· Direito de Propriedade
· Direito à Segurança.

É importante frisar que os Direitos Fundamentais são garantidos a todos os Brasileiros e Estrangeiros residentes no Brasil e que, por meio de Jurisprudência – repetidas decisões por parte de tribunal – é garantido aos estrangeiros de passagem pelo país, os direitos mínimos, como seres humanos.
Em breve, tratarei, separadamente, sobre cada um deles.

Um comentário:

  1. De todas minhas pesquisas em busca de um esclarecimento sobre Direitos e Garantias Fundamentais.Esse é o texto mais sensato que vi,além da crítica bem colocada em seu texto(Todos entendendo Direito).Fico satisfeita em sua reflexão já que nossos indicadores sociais que tem obrigação de melhorar a educação no pais,classificam os brasileiros de leigos.Aguardo mais informações sobre o Art.5°

    ResponderExcluir

Querendo comentar...