26 de MAIO de 2009
Procon constata vantagem em contratar tarifas avulsas
Clientes devem ficar atentos aos limites para saques e extratos: pagar tarifas por excesso de operação pode pesar no orçamento do mês
A Fundação Procon-SP realizou um levantamento dos valores das tarifas bancárias, serviços prioritários e pacotes padronizados, de dez instituições financeiras com o objetivo de orientar o consumidor quanto à melhor maneira de controlar e racionalizar seus gastos.
A partir desse levantamento, foram feitos comparativos, por banco, dos valores das tarifas referentes aos serviços prioritários vigentes a partir de 30/04/09 com as tarifas vigentes em 31/10/08. A pesquisa também aponta as instituições que cobram mais caro e mais barato pelos serviços prioritários e pelo pacote padronizado (a data de referência é 30/04/09).
Os técnicos fizeram, ainda, uma análise comparativa com base no perfil do cliente hipotético (pessoa física, titular de uma conta corrente que utiliza regularmente os principais serviços necessários à movimentação e controle de sua conta).
Os bancos pesquisados foram: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal (CEF), HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander e Unibanco. As tabelas com vigência a partir de 30/04/09 foram coletadas em 02/04/09 e as praticadas em 31/10/08, em 02/10/08. Todas foram coletadas nos próprios sites das instituições financeiras.
Comparativo, por banco, dos valores das tarifas referentes aos serviços
prioritários vigentes a partir de 30/04/09 com as tarifas vigentes em 31/10/08
Das dez instituições financeiras duas, Caixa Econômica Federal (CEF) e Safra, mantiveram o valor de todas as tarifas dos serviços prioritários em comparação com as praticadas no final de outubro de 2008, os demais bancos promoveram as seguintes alterações:
Banco do Brasil (BB) - Passou a cobrar 01 serviço (CADASTRO)*;- Aumento em 03 tarifas, sendo que a maior alta foi de 30,43% para o serviço denominado RENOVAÇÃOCADASTRO*;
Bradesco
- Deixou de oferecer 03 serviços (DOC/TEDagendado(P), (E) e (I))*;- Aumento em 02 tarifas, sendo a maior variação positiva de 12,5% (ADIANT.DEPOSITANTE)*;
HSBC- Aumento em 03 tarifas, o maior reajuste foi para RENOVAÇÃOCADASTRO*, 40,74%;
Itaú- Redução em 04 tarifas, sendo a maior variação negativa de 69,23% (CHEQUE TB/TBG*);
Nossa Caixa - Redução em 12 tarifas, a maior queda constatada foi para o serviço EXTRATOmovimento(E)*: 51,67%;
Real - Redução em 16 tarifas, sendo que a maior variação negativa foi de 75,56% (TRANSF.RECURSO(P)*);
- Aumento em 04 tarifas, sendo a maior variação positiva: 30,20% (EXCLUSÃO CCF*);
Santander- Redução em 05 tarifas, o serviço MICROFILME*, teve a maior variação negativa: 34,78% - Aumento em 02 tarifas, sendo que o maior aumento foi para EXCLUSÃO CCF*: 22,6%;
Unibanco- Redução em 25 tarifas, sendo a maior variação negativa: 70,45% (EXTRATOmês(P) e EXTRATOmovimento(P))*.
Verificou-se que há adoção de critérios diferenciados por instituição quanto à informação sobre a cobrança da taxa BACEN no valor de R$ 6,82 (inclusa na tarifa, não inclusa e consta valor em tabela à parte, não é cobrada, cobra somente a taxa na inclusão, entre outros). Entretanto, para efeito de comparação da tarifa de exclusão foi considerado o valor sem a taxa do BACEN.
Comparativo dos Serviços Prioritários vigentes a partir de 30/04/2009
A padronização da nomenclatura dos serviços prioritários possibilita que o consumidor constate com mais facilidade as diferenças significativas nos valores das tarifas entre os bancos. Como exemplo desta vantagem, apresentamos abaixo as três maiores diferenças entre a maior e menor tarifa praticada pelos bancos que cobram pelo serviço:
Serviço: Cheque de Transferência Bancária (TB e TBG)*- Maior valor cobrado: R$ 1,60 (HSBC)- Menor valor cobrado: R$ 0,40 (Itaú e Unibanco) - Diferença: 300%- Valor médio: R$ 1,17
Serviço: Fornecimento de extrato mensal de conta de depósitos à vista e de poupança - EXTRATOmês(P)* - Maior valor cobrado: R$ 4,30 (HSBC)- Menor valor cobrado: R$ 1,30 (Itaú e Unibanco)- Diferença: 230,77%- Valor médio: R$ 2,78
Serviço: Fornecimento de extrato mensal de conta de depósitos à vista e de poupança para um período - EXTRATOmovimento(P)*
- Maior valor cobrado: R$ 4,30 (HSBC)- Menor valor cobrado: R$ 1,30 (Itaú e Unibanco)- Diferença: 230,77%- Valor médio: R$ 2,63
Serviço: Saque de conta de depósito à vista e de poupança – SAQUEpessoal*- Maior valor cobrado: R$ 3,50 (Safra)- Menor valor cobrado : R$ 1,30 (Itaú e Unibanco)- Diferença: 169,23%- Valor médio: R$ 2,09
*Nomenclatura padronizada pelo Banco Central (BACEN) e visualizada no extrato dos clientes.
Comparativo do pacote padronizado praticado em 30/04/09
Após análise comparativa do pacote padronizado (pessoa física), com vigência a partir de 30/04/09, o Procon-SP constatou que o valor médio deste pacote é de R$ 20,05. Em outubro de 2008, a média era de R$ 21,36 (queda de 6,13%). A CEF, o Itaú e o Unibanco cobram o valor mais baixo, R$ 15,00.Já os clientes do Real pagam o preço mais caro pelo pacote: R$ 27,00, o que representa uma diferença de 80%.
Na comparação entre os pacotes padronizados praticados em 30/04/09 e 31/10/08, verificou-se que o Unibanco foi a única instituição que alterou o valor do pacote, reduzindo em 46,62% (custava R$ 28,10 e passou para R$ 15,00).
Cliente Hipotético (pessoa física)
O cliente hipotético estipulado pelo Procon-SP é titular de uma conta corrente que utiliza regularmente Remessa Domiciliar de Talão de Cheques – 01 por mês; Renovação do Cadastro (serviço prioritário) – cobrança semestral e os serviços essenciais gratuitos abaixo relacionados (sem extrapolar as quantidades mensais pré-estabelecidas pelo BACEN):
- cartão de débito;
- 10 folhas de cheque por mês; - fornecimento de 2ª via do cartão de débito, exceto nos casos de pedidos de reposição formulados pelo correntista; -até 4 saques, por mês, em guichê de caixa, inclusive por meio de cheque ou de cheque avulso ou em terminal de auto-atendimento; - 2 extratos contendo a movimentação do mês por meio de terminal de auto-atendimento; - 2 transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês, em guichê de caixa, em terminal de auto-atendimento e/ou pela Internet; - compensação de cheques; - consultas pela Internet; - 1 extrato consolidado, até 28/02 de cada ano, a partir de 2009, discriminando, mês a mês, as tarifas cobradas no ano anterior.
No comparativo entre as tarifas praticadas em 30/04/09 e 31/10/08, com base no cliente hipotético, verificou-se que houve uma redução no valor médio de 2,62% (em outubro de 2008 era R$ 11,05 e em abril de 2009 passou para R$ 10,76). A seguir as alterações promovidas pelas instituições financeiras:
- Banco do Brasil: alterou o valor mensal de R$ 8,83 para R$ 10,00. O aumento de 13,25% ocorreu em função da majoração do valor da tarifa de renovação de cadastro de R$ 23,00 para R$ 30,00;
- HSBC: alterou o valor mensal de R$ 4,50 para R$ 6,33. O aumento de 40,67% ocorreu em função da majoração do valor da tarifa de renovação de cadastro de R$ 27,00 para R$ 38,00.
- Nossa Caixa: alterou o valor mensal de R$ 11,13 para R$ 10,80. A queda de 2,97% ocorreu em função da redução do valor da tarifa de cadastro de R$ 32,00 para R$ 30,00.
- Real: alterou o valor mensal de R$ 13,50 para R$ 13,45. A queda de 0,37% ocorreu em função da redução do valor da tarifa de envio de talões de cheques de R$ 5,50 para R$ 5,45.
- Santander: alterou o valor mensal de R$ 18,00 para R$ 13,45. A queda de 25,28% ocorreu em função da redução do valor da tarifa de envio de talões de cheques de R$ 10,00 para R$ 5,45.
- Unibanco: alterou o valor mensal de R$ 12,80 para R$ 11,80. A queda de 7,81% ocorreu em função da redução do valor da tarifa de renovação de cadastro de R$ 45,00 para R$ 39,00.
Com base nesse perfil, verificou-se que o cliente que tiver controle de sua conta e não extrapolar as quantidades pré-estabelecidas das tarifas essenciais gratuitas gastará, em média, R$ 10,76, valor bem inferior à média do pacote padronizado de R$ 20,05, que corresponde a uma diferença de 86,34%.
Convém salientar que os serviços utilizados pelo perfil hipotético são diferentes dos oferecidos no pacote padronizado, já que o pacote padronizado é para cliente que movimenta a conta corrente só com cartão (sem cheque).
Com base no perfil estipulado, os técnicos do Procon-SP concluíram que é menos oneroso para o consumidor optar pelo pagamento avulso das tarifas de renovação do cadastro e remessa domiciliar, já que em nenhum dos pacotes oferecidos pelos bancos têm valor menor.
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