
Se o fornecedor sequer responder sua solicitação, atenção! Este é um alerta para sua não contratação.
Portanto, é recomendado que se tomem os seguintes cuidados:
· Buscar informações sobre o site, verificando se há reclamações no cadastro do Procon de seu Estado ou Município, e, ainda, coletando referências com amigos ou família;
· Verificar qual o endereço físico do fornecedor e se existe algum telefone ou e-mail para esclarecimento de eventuais dúvidas.
· Verificar os procedimentos para reclamação, devolução do produto, prazo para entrega, etc;
· Verificar as medidas que o site adota para garantir a privacidade e segurança dos usuários;
· Não fornecer informações pessoais desnecessárias para realização da compra;
· Guardar todos os dados da compra, como nome do site, itens adquiridos, valor pago e forma de pagamento, numero de protocolo da compra ou do pedido, etc;
· Guardar em meio eletrônico ou mesmo impresso a confirmação do pedido, e-mails trocados com o fornecedor que comprove a compra e suas condições;
· Verificar se há despesas com fretes e taxas adicionais, bem como o prazo de entrega da mercadoria ou execução do serviço;
· Identificar o endereço físico da empresa e seus dados cadastrais, como CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. O consumidor pode checar os dados cadastrais da empresa acessando http://www.registro.br/;
· Exigir Nota Fiscal;
· Imprimir o contrato firmado ou arquivar em meio digital seguro que permita uma futura impressão.
Obs.: pode o consumidor, desde que agindo de boa-fé, exercer o direito de arrependimento quando:
a) o produto ou serviço recebido não corresponder às suas expectativas; ou
b) for induzido a contratar sem a necessária reflexão.
Nestes casos o consumidor poderá arrepender-se num prazo de sete dias a contar da assinatura do contrato ou recebimento da mercadoria, devendo requerer a devolução da quantia paga e devolver o produto adquirido (artigo 49 do CDC).
Prezada Mariana, essas orientações sã de grande valia para nós que compramos pelo internet. Recentemente fiz pedido de três livros que precisava para um concurso e os mesmos só chegaram um mês após a confirmação do pagamento (que seria de no máximo sete dias). Agora já sei a quem consultar. Parabéns
ResponderExcluirEste post é de grande valor para os contumazes compradores online. Seguindo a mesma ideia, seria de igual utilidade divulgar os meios seguros, mais usados na atualidade, como: PayPal (internacional), PagSeguro (nacional).
ResponderExcluirAfinal, devemos nos precaver dos golpistas cibernéticos - sem dúvida! -, mas que se faça, também, justiça com aqueles que têm idoneidade, em igual peso e medida.